Você utiliza as ataduras da forma correta?

Se você está se perguntando, “Mas o que é uma atadura?”, a atadura é um tipo de bandagem, ou seja, uma faixa de gaze de tecido que é usado para cobrir uma parte do corpo que pode estar ferida por várias razões. Seu uso mais frequente é o de cobrir lesões na pele, imobilizar lesões ósseas ou articulares e tratar lesões musculares.

As ataduras são itens essenciais que devem estar presentes em todos os kits de primeiros socorros e que podem ser extremamente úteis em muitas situações. Certifique-se de que você não apenas tenha o tipo certo de bandagem disponível, mas também saiba sobre os vários tipos de ataduras e como usá-las corretamente.

Quais são os tipos de ataduras?
Gaze: uma gaze é uma malha, com mais ou menos fios, o que determina a qualidade do resultado final da bandagem, comumente usada para fixar curativos. É feita de material fino e maleável, que facilita sua aplicação em qualquer superfície.
Crepom: por promover maior segurança devido a sua elasticidade, é mais usada para fixar curativos e imobilização. Sua utilização também é indicada em terapia compressiva, aplicações ortopédicas como imobilizações e enfaixamentos, fixação de curativos e prevenção de contusões em atividades esportivas.
A Atadura Crepe  Cicatrisan P / M / G é a única do mercado com embalagem segura que garante a integridade do produto e traz mais visibilidade nas gôndolas.
Elástica: é a bandagem mais indicada nos casos de necessidade de tratar hemorragias e varizes. Também auxilia no tratamento de lesões e proteção musculares e de articulações, dando suporte e proteção à região em que é usada.
A Atadura Elástica Sanfarma pode ser utilizada em terapias compressivas, nos procedimentos ortopédicos, vasculares ou prevenção de lesões em atividades desportivas e a critério médico.
Flanela: é um tipo de atadura tecida com algodão que funciona como isoladora entre a epiderme e a atadura gessada. Conserva o calor facilitando a circulação.
Gessada: é utilizada para qualquer tipo de imobilização com fixação rápida, como em fraturas e lesões. Geralmente, consiste em impregnar uniformemente o gesso sobre um tecido tipo tela 100% algodão.
Adesiva: a atadura adesiva é principalmente utilizada para pequenas feridas. Eles vêm em vários tamanhos diferentes, incluindo tipos específicos para posicionamento nas pontas dos dedos.

Diferenças entre atadura gessada e elástica.
Atadura elástica – uma bandagem elástica que pode ser facilmente removida pelo próprio paciente, seja para limpeza ou manutenção da mesma. É feita de material elástico, adere-se ao formato do local fraturado e pode ser retirada e higienizada.
Atadura gessada – utilizada para tratar fraturas, serve para disponibilizar resistência no local que sofreu a fratura, fazendo com que o local fraturado do indivíduo fique em repouso e imobilizado. Portanto, a bandagem gessada acaba impedindo que o paciente retire a atadura de gesso por um tempo. Serve apenas para tratar fraturas.
Embora esses sejam os tipos de bandagens mais frequentes, existem certas indicações que devem ser seguidas para evitar complicações e, assim, garantir a eficácia do procedimento. Entre os mais importantes, podemos citar:
Lave bem as mãos antes de iniciar o processo e no final dele;
Comece o processo de bandagem, uma vez que a área afetada tenha sido colocada na posição indicada pelo médico;
Ataduras devem começar da esquerda para a direita;
Eles devem ter a pressão correta para manter uma boa circulação;
As bandagens não devem ser dolorosas e devem permitir a mobilidade das partes não envolvidas na lesão.

A Sanfarma tem tudo o que você precisa
A Sanfarma possui uma linha de ataduras que você pode encontrar em uma farmácia perto de você.

Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade!

Newsletter

Fique por dentro de nossas notícias.

    *Os campos com asterisco são obrigatórios